

Para escolher esta obra, basta clicar no código e ele será copiado automaticamente

No fundo do fundo-fundo lá vai o tatu Raimundo
Autora: Sylvia Orthof
Ilustrador: Daniel Bueno
Páginas: 40
Categoria: 1º ao 3º ano
Gênero: Conto, crônica, novela.
Temas: O mundo natural e social.
O livro narra a história de Raimundo, um simpático tatu que vive no fundo da terra, cujo principal prazer na vida é cavar buracos cada vez mais profundos. Um dia ele tem uma grata surpresa e sua vida muda por completo. Repleto de reviravoltas e acontecimentos inusitados, a obra traz o melhor do humor e da inventividade da consagrada Sylvia Orthof.
Neste conto repleto das rimas, da sonoridade e da inventividade características da obra de Sylvia Orthof, as ilustrações e o projeto gráfico acompanham as reviravoltas do texto, proporcionando uma experiência estética única ao jovem leitor.
Sylvia Orthof nasceu no Rio de Janeiro e aos 15 anos se apaixonou pelo teatro e estudou em Paris. Mais tarde dirigiu peças com operários em Brasília (quando a cidade estava nascendo), criou os grupos Casa de Ensaios, no Rio, e Teatro do Livro Aberto, que dirigiu em Petrópolis. Foi nesta cidade que morreu, em 1997. Foi convidada a colaborar com a revista Recreio criando histórias. Em 1981, a editora Codecri, do jornal O Pasquim, publicou Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro. Nascia a obra de uma das escritoras mais irreverentes, engraçadas e inventivas da literatura para crianças no Brasil. Ganhou vários prêmios, como o Jabuti, o Prêmio Odylo Costa, filho de Poesia da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e muitos outros. Sua obra é estudada em seminários e encontros nas universidades, e seus livros (quase 130 ao todo) ganham novas edições e novos ilustradores com o passar dos anos.
Nascido em 1974, Daniel Bueno é mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e atua como designer gráfico e ilustrador. Com uma técnica que une a colagem manual e o digital, o artista trabalha para diversas áreas, como editorial, institucional, publicidade, quadrinhos e animação, além de fazer experimentações com o coletivo Charivari e escrever regularmente para a ColunaSIB. Já levou diversos prêmios no Brasil e no exterior, como o primeiro lugar em ilustração editorial no Salão Internacional de Desenho para a Imprensa de Porto Alegre (2003), quatro prêmios HQ Mix (Brasil) e um prêmio Silver no anuário da revista americana 3x3 (2009). Participou do livro Um garoto chamado Rorbeto, premiado com um Jabuti na categoria Melhor Livro Infantil (2006). O livro A janela de esquina do meu primo levou menção honrosa na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha (Itália) e participou da Bienal de Ilustração da Bratislava (Eslováquia) e Ilustrarte (Portugal). É membro da Society of Illustrators of NY e conselheiro da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB).
Leia o livro na íntegra

