

Para escolher esta obra, basta clicar no código e ele será copiado automaticamente
Sou um rio
Autor: Mauricio de Sousa
Ilustrador: Mauro Souza
Páginas: 36
Categoria: 4º e 5º ano
Gênero: Conto, crônica, novela.
Temas: O mundo natural e social.
Mauricio de Sousa, um dos mais reconhecidos autores de quadrinhos infantis, deixa de lado sua querida turminha para falar de um assunto muito importante: a água. Neste livro ilustrado, acompanhamos o percurso de um rio, desde seu nascimento, quando ainda é um filete de água, até o seu destino final, quando, já caudaloso, encontra o mar. Narrada em primeira pessoa, em uma linguagem poética e tocante, esta é uma narrativa que nos faz perceber quanta potência têm nossos rios e mares, mas também quanto nós, humanos, podemos ser prejudiciais - tanto para eles quanto para nós mesmos. Com as belas ilustrações de Mauro Souza, que mantém a identidade visual das obras do Mauricio, e prefácio de Gabriela Yamaguchi, diretora do WWF-Brasil, Sou um rio é um livro para todas as idades, mas sobretudo é um livro sobre o agora, sobre a urgência de pensarmos em nossos recursos naturais e em nossa responsabilidade em preservá-los.
Este livro representa uma grande defesa ao meio ambiente, em especial a água. Dois aspectos a destacar: o livro é uma única longa ilustração, que se desdobra ao longo das páginas, num único plano sequência que mostra a trajetória do curso da água; além disso, a narrativa em primeira pessoa, pelo próprio curso da água, traz um tom poético muito singular à obra.
Mauricio de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935, numa família de poetas e contadores de histórias, em Santa Isabel, no interior de São Paulo. Em 1959, publicou sua primeira tira diária, com as aventuras do garoto Franjinha e do seu cãozinho Bidu. As tiras de Mauricio de Sousa espalharam-se por jornais de todo o país, levando-o a montar um estúdio que hoje dá vida a mais de quatrocentos personagens. Em 1970, lançou a revista Mônica e, em 1971, recebeu o mais importante prêmio do mundo dos quadrinhos, o troféu Yellow Kid, em Lucca, na Itália. Dos quadrinhos, eles foram para o teatro, o cinema, a televisão, a internet, parques temáticos e até para exposições de arte.
Mauro Souza é ilustrador e arquiteto. Trabalha para o Mauricio de Sousa Produções desde 1998 e já ilustrou livros infantis e juvenis para diversas editoras. Criou o Estudio22, de onde saem trabalhos de ilustração e design para revistas e jornais, como Veja, Folha de São Paulo, Superinteressante, entre outras. Foi premiado no Festival Anima Mundi com o curta “A Roda” em 2009. Em 2013 abriu a Galeria Ornitorrinco, a primeira galeria de ilustração do Brasil. Na Ornitorrinco participou da curadoria de mais de 10 exposições entre 2013 e 2016.
Leia o livro na íntegra


